" Um professor influi para a eternidade; nunca se pode dizer até onde vai sua influência."
(Henry Adams)

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Cuidados Básicos de Higiene Infantil

Os cuidados de saúde em relação às crianças têm como objetivo prevenir doenças e promover a saúde, não esquecendo ainda do espaço de ensino como voltado para aprendizagem, interação, estímulo e exercício de autonomia da criança.
Ambiente
O ambiente das instituições de educação infantil necessita receber atenção especial que permita um funcionamento adequado, sem oferecer riscos de agravos à saúde. É necessário que a instituição adote certas medidas de cuidados ambientais em relação à areia, lixo, brinquedos, chão, água, dedetização etc.
Higiene da criança
Com relação à alimentação, é bom salientar que é imprescindível o papel do adulto nesta fase, incentivando as crianças na ingestão de alimentos variados, oferecidos de diversas formas, fomentando na criança o interesse pelo alimento. É importante, também, que a alimentação seja encarada como ato pedagógico, um momento de atenção e carinho por parte do adulto, passando a ser um momento prazeroso para a criança.
A troca de fraldas é um momento bastante delicado nas instituições de educação. É preciso que o educador tome parte dessa ação de forma lúdica e criativa, as sugere-se que os educadores atentem para os seguintes fatos:
  • Examinar as fraldas freqüentemente, e limpar o bebê com sabão neutro;
  • Durante a troca estimular a criança através de conversa, carinhos e brinquedos;
  • Quando a criança começa a deixar as fraldas, é necessário orientação e acompanhamento em sua ida ao banheiro.
Quanto à higiene do sono, o ambiente merece destaque, lembrando que o mesmo deve ser favorável ao repouso das crianças de forma que ofereça a mesma autonomia, ou seja, a criança deve se deitar sem recorrer ao adulto e a duração do sono deve ser elástica, prioritariamente em função das necessidades de recuperação das energias da criança no momento e não às da instituição.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Maternidade

 
Meu Paulo Henrique!
Ando ocupadissima com os cuidados com meu pequeno Paulo Henrique, que chegou mais cedo do que o esperado (06/07/2011), por isso o blog, mais uma vez, anda  meio abandonadinho! Bom, sempre que possível vou postar algum artigo, reportagem enfim as coisinhas que produzo ou que acho na net para partilhar.
Minha última postagem foi sobre educação e saúde, que partiu de um trabalho em grupo feito para a disciplina de educação infantil na faculdade. Ainda falta postar sobre primeiros socorros em creche, quando reeditar o texto postarei o tema aqui no blog!

Minhas antigas turminhas!